top of page

Pergunta anônima - Atende menores de idade?

  • Anaïs
  • 5 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura
Atende menor de idade? Tenho 15 anos

Sim! Atendo adultos e adolescentes também, mas, nesse caso, a terapia precisa seguir algumas orientações um pouco diferentes.

Por serem menores de idade, os responsáveis legais pelo adolescente precisam acompanhar o andamento do tratamento. Isso não significa que o sigilo das sessões vai ser quebrado, mas que eles provavelmente terão um papel importante em manejar os sofrimentos que estão acontecendo. Não adianta falarmos na terapia sobre os problemas dentro de casa, se quem pode ser responsável pelas mudanças são os adultos que moram nela também. Claro que tudo que for conversado será acordado entre nós antes, e nada decidido sozinho! Tem muitas coisas que não são pertinentes os pais saberem, principalmente se forem do tipo controladores.

Os motivos para a quebra de sigilo são ameaças à propria segurança ou à de terceiros, e ainda assim a privacidade é mantida. Não há motivo para expor detalhes que não convém eles saberem, só como eles podem ajudar ou os cuidados que precisam ter.

Pessoalmente, eu gosto de fazer a primeira sessão com o adolescente, pra conhecer elu primeiro e entender o que está acontecendo. A segunda sessão é com os responsáveis, pra entender o contexto, as percepções deles, explicar e passar segurança sobre o tratamento - afinal, eles também têm que gostar de mim pra terapia continuar... Depois disso, eu faço com eles uma consulta a cada 3 ou 4 meses, pra mantê-los atualizados no andamento das sessões e talvez introduzir alguma mudança dentro de casa.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


PORTO ALEGRE

CONTATO

Seg - Sáb: 9:00 - 20:00 

​ 

© 2035 por Anaïs Vargas Psicóloga Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page