Pergunta anônima - O medo de estudar e a procrastinação
- Anaïs
- 28 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2024
Eu sei que “para vencer seus medo você precisa enfrentá-los” mas na prática não é bem por aí. Eu tenho um medo que me persegue. Tenho medo de estudar. Toda vez que precisa sentar e praticar fazendo exercícios eu sinto uma aflição, aí minha cabeça resolve que ela tem muitas outras coisas “importantes e inadiáveis” pra fazer. O que acontece é que no final eu adiei tanto que aí já tá na hora da prova, não deu tempo e o resultado é uma nota baixa. Junto da nota baixa vem o arrependimento, vergonha, culpa, sinto que não posso me queixar porque eu sabia qual era o resultado final e mesmo assim segui procrastinando. Todo semestre é a mesma história. Não sei como lidar
Putz, essa situação é uma merda, e o pior é que acontece com muita gente. Na Terapia Cognitivo Comportamental temos um entendimento de que a maneira como a gente interpreta uma situação nos provoca certas emoções e então reagimos de acordo com isso.
Algumas pessoas quando se preparam pra fazer uma determinada tarefa (seja trabalho, estudo ou até mesmo lazer) são inundadas por pensamentos como "vai dar tudo errado", "eu não sou inteligente", "isso é demais pra mim", "se eu tentar e falhar, vou provar minha burrice" ou "nunca vou atingir meu objetivo". Geralmente até nem são pensamentos que conseguimos organizar em palavras assim, às vezes é só uma angústia abstrata, uma sensação ou imagem ruins. Outras vezes as coisas que nos assombram tem a ver com perfeccionismo, e nos preocupamos excessivamente em atingir certos patamares muito altos, inflexíveis com pequenas imperfeições, ou esperando eternamente o "momento certo de fazer", a "inspiração" chegar. A questão pode ser outra ainda, quando uma tarefa é nova ou muito complicada e nos sentimos sobrecarregados e sem saber nem por onde começar.
Se temos todas essas sensações ruins (emoções) e achamos que vai dar tudo errado (interpretação) quando sentamos pra estudar (situação), faz muito sentido que a nossa reação seja evitar essa tarefa! Milagrosamente passar o aspirador na casa inteira parece muito mais agradável do que era antes... e a atividade que precisava ser feita vai ficando pra depois e vamos adiando cada vez mais entrar em contato com o desconforto que ela traz. De fato, evitar traz um alívio, mas infelizmente é só temporário, porque mais cedo ou mais tarde vamos ter que enfrentar as coisas, antes que fique tarde demais. E aí é claro que vem muita culpa, arrependimento, vergonha e nos responsabilizamos totalmente por "não ter previsto" esse resultado óbvio. Mas a questão não é essa, né? É claro que se sabe das consequências e se fosse tão fácil já teria resolvido isso antes.
Na TCC nós procuraríamos descobrir quais são essas emoções e pensamentos que aparecem frente à situação, de onde eles vêm e se realmente fazem sentido. Às vezes eles são bem irracionais - sem evidências na realidade - e nos perseguem por causa de traumas ou distorções na maneira como vemos as coisas.
"Para vencer nossos medos, temos de enfrentá-los", mas o ponto é que não é tão literal assim. Às vezes a gente não tem medo da coisa em si, mas do significado dela e de como a interpretamos - e é isso o que temos que procurar e entender! É um trabalho longo, tortuoso e possivelmente dolorido, mas eu juro que vale a pena!
תגובות